Foto:Vinicius Becker (Diário)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o sistema de "Pare e Siga" no trecho da BR-158, entre Itaara e Santa Maria, será temporariamente suspenso a partir da próxima segunda-feira (3). A medida foi anunciada nesta quarta-feira (29) pelo órgão, que não deve participar da audiência pública prevista na Câmara de Vereadores de Itaara nesta noite. A medida visa reduzir o impacto no tráfego durante o período de fim de ano, em função do avanço das obras emergenciais de contenção de encostas.
Segundo o Dnit, a suspensão dos controles de tráfego contínuos se estenderá até 6 de janeiro de 2026, ou até a liberação da Estrada do Perau, que está bloqueada desde maio de 2024, mas deve passar por obras em breve.
Restrições
Apesar da suspensão do "Pare e Siga" na pista principal, o Dnit esclarece que os serviços de contenção continuarão normalmente nos trechos onde existe uma terceira faixa, que permanecerão totalmente interditados para a execução dos trabalhos.
O órgão alerta ainda que intervenções pontuais, com sinalização e bloqueios parciais, "poderão ocorrer sempre que houver movimentação de equipamentos ou risco à segurança dos usuários". Nesses casos, as construtoras foram orientadas a realizar as operações de "Pare e Siga" preferencialmente nos fins de semana, para reduzir os impactos à comunidade local.
Posicionamento do Dnit

Em um documento assinado pelo chefe de serviço do Dnit em Santa Maria, João Carlos Tonetto, a entidade reforçou que as ações priorizam a segurança viária e que a continuidade das obras é essencial para prevenir novos deslizamentos.
Ausência na audiência
O comunicado também explica a ausência de um representante do Dnit em uma audiência pública – que está mantida para a noite desta quarta na Câmara de Vereadores de Itaara. O motivo é a"incompatibilidade de agenda, em razão do acompanhamento das atividades de fiscalização e planejamento de ações nos 718 quilômetros de rodovias federais sob a responsabilidade desta Unidade".